A Seleção Brasileira de Futebol Feminino foi novamente derrotada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nesta quarta-feira (31), as brasileiras sofreram o revés de 2 a 0 para a Espanha, em confronto válido pela terceira rodada do Grupo C.
Os gols da vitória espanhola foram marcados pela atacante Athenea, aos 22 minutos do segundo tempo, e por Alexia Putellas, no último lance da partida.
Bastava um empate para que o Brasil avançasse à próxima fase da competição. Porém, com a derrota, o time brasileiro permanece na terceira posição da chave com três pontos. As comandadas pelo técnico Arthur Elias poderão se classificar à fase de mata-mata caso estejam entre as duas terceiras colocadas com melhor campanha.
Para isso, Canadá, do Grupo A, e Austrália, do Grupo B, não poderão vencer os seus jogos.
A Espanha, por sua vez, se garantiu nas quartas de final do torneio e enfrentará a terceira colocada do Grupo A ou B.
O jogo
Pressão espanhola
A Espanha iniciou a partida pressionando as brasileiras como já era previsto. O Brasil, por sua vez, adotou uma postura defensiva e reativa para chegar ao ataque. Logo no segundo minuto de jogo, a atacante Athenea obrigou a goleira Lorena a trabalhar. As europeias seguiram nesta tônica ao longo de toda a primeira etapa e tiveram a maior posse de bola.
‘Paredão’ Lorena
Lorena foi o grande destaque brasileiro na partida. A arqueira do Grêmio se postou como um paredão e fez três grandes defesas contra as finalizações de Athenea, Abelleira e García no primeiro tempo.
Mesmo com os gols sofridos na etapa final, a goleira seguiu fazendo grandes defesas e foi mais exigida após o time brasileiro perder Marta, por expulsão, e ficar com uma atleta a menos.
Gol da Espanha, mas não valeu!
Patri Guijarro recebeu cruzamento da esquerda e ajeitou de cabeça para Lucía García marcar, mas o lance foi anulado por impedimento da camisa 12.
Expulsão de Marta
O Brasil viveu o seu momento mais dramático do primeiro tempo com a expulsão de Marta. A camisa 10 perdeu o tempo da bola e acertou um chute na cabeça de Olga Carmona na entrada da grande área. Inconsolável, a atacante brasileira deixou o campo aos prantos em seu possível último jogo pela Seleção Brasileira em Jogos Olímpicos.
Brasil leva perigo
Com uma jogadora a menos, o Brasil iniciou os segundo tempo levando perigo à defesa adversária. Ludmila arrancou um rápido contra-ataque pela direita e finalizou, mas Cata Coll faz a defesa. Em seguida, Kerolin recuperou a bola no campo de ataque, chutou da entrada da área, mas a goleira defendeu novamente.
Espanha balança as redes
Mariona Caldentey cruzou da esquerda e a bola desviou na marcação de Adriana, do Brasil. Lorena tenta cortar na pequena área mas espalma fraco, e Athenea marcou no rebote.
Putellas amplia no último lance
Camisa 11 da Seleção Espanhola, Alexia Putellas chutou da entrada da área e acertou o canto esquerdo de Lorena. A bola resvala na trave e entra no gol brasileiro para sagrar a vitória das europeias.
Brasil 0 x 2 Espanha
Brasil
Lauren; Adriana, Antonia, Lauren, Tarciane e Tamires (Yasmin); Duda Sampaio (Jheniffer), Yaya (Gabi Nunes) e Marta; Ludmila (Gabi Portilho) e Kerolin (Ana Vitória). Técnico: Arthur Elias
Espanha
Cata Coll (Misa Rodríguez); Ona Batlle, Codina, Aleixandri e Olga Carmona; Teresa Abelleira, Patri Guijarro (Alexia Putellas) e Eva Navarro (Paralluelo); Athenea, Jenni Hermoso (Aitana Bonmatí) e Lucía García (Caldentey). Técnica: Montse Tomé
Gols:
Athenea, aos 22 minutos do 2ºT, e Alexia Putellas, aos 61 minutos do 2ºT (Espanha)
Cartões amarelos:
Arthur Elias, aos 35 minutos do 2ºT (Brasil)
Cartão Vermelho:
Marta, aos 50 minutos do 1ºT (Brasil)
Data e horário: quarta-feira, 31 de julho de 2024, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio de Bordeaux-Atlantique, em Bordeaux-FRA
Motivo: 3ª rodada do Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris 2024