Paris 2024: cerimônia inédita termina com dupla acendendo pira olímpica e show de Céline Dion

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão oficialmente abertos. A cerimônia de abertura nesta sexta-feira (26) durou 4h, seguindo a promessa dos organizadores de apresentar algo jamais visto antes.

Apesar da chuva, todas as atividades foram ao ar livre, seguindo o trajeto do Rio Sena, com o desfile das delegações em barcos, passando por pontos turísticos.

Nos intervalos dos anúncios das delegações, eram exibidos vídeos retratando algum aspecto da cidade e houve apresentações culturais, artísticas, musicais, de danças urbanas, da Marselhesa (hino francês), desfile de moda, e referências aos cinema – dos irmãos Lumière aos Minions.

Reprodução/x/ @jogosolimpicos

Sob forte esquema de segurança, cerca de 300 mil pessoas acompanharam a passagem das 205 delegações em 85 barcos.

Nas redes sociais, fez sucesso o mascarado misterioso, que foi inspirado em diferentes personagens da história francesa: o Homem da Máscara de Ferro, o Fantasma da Ópera, um dos protagonistas do game Assassin’s Creed, Arsene Lupin. Ele fez parkour em telhados, invadiu o Louvre, passou pela Igreja de Notre-Dame entre outros pontos turísticos da Cidade Luz.

Antes dele reaparecer, outra personagem misteriosa, uma amazona guerreira, cavalgou pelas águas do Rio Sena, representando o espírito olímpico. No Trocadero, ela entregou a bandeira olímpica. No entanto, em uma gafe do evento, o símbolo foi hasteado de cabeça para baixo.

 Reprodução/ x/ @jogosolimpicos

Após os discursos protocolares no Trocadero, aos pés da Torre Eiffel, começou o último revezamento da Tocha com Zinedine Zidane recebendo a chama das mãos do mascarado misterioso. O craque francês apareceu no vídeo que abriu a cerimônia entregando a tocha olímpica aos jovens que a conduziram em um barco pelo Rio Sena.

Ele foi o primeiro a receber a chama, passou para Rafael Nadal que foi até o barco, onde ao lado de outras lendas olímpicas Serena Williams, Nadia Comaneci e Carl Lewis, deram sequência ao trajeto, que teve a participação de Amelie Mauresmo, Tony Parker, atletas paralímpicos e olímpicos, um deles Renaud Lavillenie, que foi protagonista da disputa com Thiago Braz no Rio 2016, passando pelo Louvre em um trajeto que chegou ao Jardim das Tulherias.

 Reprodução/ x/ @jogosolimpicos

Pela primeira vez, a honra coube a dois atletas: Marie-José Perec e Teddy Riner, multicampeões olímpicos. Ela foi medalhista em Barcelona 1992 e em Atlanta 1996. Ele tem cinco medalhas olímpicas e 10 vezes campeão mundial. A pira olímpica foi acesa e está suspensa no ar por um balão, podendo ser vista por diferentes pontos da cidade luz.

E se Lady Gaga abriu com “Mon Truc En Plumes” da cantora, dançarina e atriz francesa Jeanmaire Zizi, o encerramento foi com Céline Dion , que não subia aos palcos desde 2019, cantando “Hymne A L’Amour” (Hino ao amor), da cantora francesa, Edith Piaf.

 Reprodução/ x/ @jogosolimpicos