A boxeadora baiana radicada em Juiz de Fora Bia Ferreira fez jus ao favoritismo e venceu a estadunidense Jajaira Gonzalez nesta segunda-feira (29). O confronto foi válido pelas oitavas de final na categoria peso-leve feminino (até 60kg) dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Com o resultado, ela avança às quartas de final.
“Era a primeira luta. É sempre uma luta mais estranha. Você ainda não está em calor. Você está na competição, mas ainda não entrou nela. É uma luta que requer um pouco mais de atenção, ainda mais que tínhamos lutado há pouco tempo. Sabia que ela ia mudar o jeito, a jogada, como entrar. Mas eu tinha um plano B”, disse a brasileira à Globo.
Medalha de prata em Tóquio-2020, ela venceu por decisão unânime dos jurados na Arena Paris Norte. As adversárias já se enfrentaram na semifinal do Pan-Americano de Santiago, em 2023. Bia Ferreira venceu o combate e, depois, ganhou a medalha de ouro.
Pelas quartas de final, Bia Ferreira volta ao ringue na quarta-feira (31) contra a holandesa Chelsey Heijnen.
Bia Ferreira é considerada uma das maiores esperanças do Brasil para conquistar a medalha de ouro em Paris. A lutadora domina a categoria até 60kg e é duas vezes campeã mundial, em 2019 e 2023. Já nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a atleta ficou com a medalha de prata ao perder a final para a irlandesa Kellie Harrington.
Medalhas
Próximo do fim do quarto dia oficial da Olimpíada de Paris, o Brasil soma três medalhas. Rayssa Leal conquistou o bronze no Skate Street Feminino. Na categoria até 52kg do judô feminino, Larissa Pimenta também ficou em terceiro. Já William Lima garantiu a prata no judô até 66kg.