Operação Niffler: rapaz é preso por receptação de joias em Muriaé (MG)

A Polícia Civil deflagrou, nesta segunda-feira (28), a operação Niffler para cumprir dois mandados de busca e apreensão em um estabelecimento comercial no centro de Muriaé, na Zona da Mata. O estabelecimento vendia joias proveniente de crime. Um rapaz de 23 anos foi detido.

Durante o cumprimento do mandado de busca, foram recolhidas joias que foram furtadas em 9 de agosto, além de outras que não possuíam lastro formal e que serão objeto de investigação.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Glaydson de Souza Ferreira, o estabelecimento é investigado por comprar joias a preço abaixo do habitualmente pago, se enriquecendo ilicitamente, além de atuar como uma mola propulsora para crimes de furto desta origem.

“A investigação tem por objetivo atuar na receptação destas joias, porque o que move o furto é a certeza de que o agente irá revender o objeto furtado e se enriquecer indevidamente às custas do patrimônio alheio”, explicou.

Ele também falou sobre os procedimentos relativos à prisão do jovem.

“Niffler”

O nome da operação “Niffler” faz alusão ao animal que atua na cinessérie “Animais Fantásticos”, relacionada ao Universo “Harry Potter”. Na versão brasileira, o animal foi batizado como Pelúcio.

Ele se assemelha a um roedor, possui um focinho parecido com o de um ornitorrinco e tem pelagem preta e fofa. A principal característica dele é ser atraído por coisas brilhantes e “esconde” tudo o que rouba em uma bolsa mágica na barriga.

No primeiro filme, “Animais Fantásticos e onde habitam”, o protagonista Newt Scamander (Eddie Redmayne) perdeu o Niffler dentro de um banco, o que causou muita confusão