A reportagem da Itatiaia recebeu denúncia de moradores sobre situação de uma obra na rodovia AMG-3085, que liga a BR-040 a MG-353.
A rodovia foi liberada no final de 2017, mas com algumas condições, sendo uma delas a restrição de tráfego de veículos com cargas perigosas. Isso porque foi liberada sem as obras de seguranças ambientais.
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens (DEER-MG) iniciou obras em setembro deste ano para construção de canaletas, caixas coletoras, canaletas e barreiras próximas à barragem da Represa Doutor João Penido.
Moradores da região denunciam a paralisação das obras após as eleições deste ano. E, em caso de acidente com cargas perigosas, como produtos químicos, vai contaminar a Represa. O manancial é responsável pela por cerca de 50% do abastecimento de água da cidade.
Fato que também foi alertado pelo vereador Marlon Siqueira, que recebeu chamados dos moradores da região.
Devido a esse caso, o vereador vai enviar uma representação ao DEER-MG e o governador eleito Romeu Zema (Novo) para ter atenção especial, evitando que algo grave possa ocorrer.
Nossa reportagem entrou em contato com o DEER-MG e Secretaria de Estado de meio Ambiente.
NOTA
Em nota, o DEER afirmou que foi recebida ordem de paralisação nas obras no dia 1º de novembro deste ano, em função do decreto 47.511, que trata do enceramento do exercício financeiro.
Segundo o setor, foram instaladas placas educativas e de orientação aos motoristas de caminhão sobre o tráfego de cargas perigosas, incluindo, ainda, contato com as empresas da região que realizam este tipo de transporte. O DEER também afirmou que a fiscalização na via é feita de maneira rotineira. Ainda não há previsão para a retomada das obras.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente também foi questionada mas, até o fechamento desta edição, não retornou a nossa reportagem.