Prefeitura de Juiz de Fora sancionou a lei que institui a Política Municipal de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Segundo o texto, os APLs são definidos como aglomerações produtivas “de uma cadeia de produção em Juiz de Fora e municípios vizinhos, que tenham como característica principal o vínculo entre empresas e instituições públicas ou privadas, entre as quais se estabeleçam sinergias e relações de cooperação”.
A justificativa da lei destaca a importância dos APLs para o desenvolvimento local e regional, já que “contribuem para aumentar a competitividade, reduzir as desigualdades e ampliar a inclusão social”. Além disso, o documento ainda ressalta que o reconhecimento dessas agremiações abre possibilidades de políticas de apoio no âmbito estadual e federal que permitam identificar linhas de ação capazes de explorar as potencialidades do município.
Em Juiz de Fora, são reconhecidos os APLs das Cervejas Artesanais e do Vestuário Farol da Mata.
Além disso, o APL de Queijos do Caminho Novo encontra-se em fase de certificação.
Dentre os objetivos da norma, estão fortalecer a atividade produtiva do município e região por meio do estímulo à complementaridade das cadeias produtivas locais; consolidar a atuação de empresas locais mediante a cooperação mútua e com instituições públicas de pesquisa; além de beneficiar o crescimento da economia de Juiz de Fora e região, com o aprimoramento da distribuição de riqueza ao longo das cadeias produtivas e o reinvestimento produtivo.