A região Sudeste de Saúde de Minas Gerais progrediu para a Onda Branca do Programa Minas Consciente. Juiz de Fora, Barbacena, Muriaé e Ubá, cidades que, juntas, chegam a quase cinco mil casos confirmados de coronavírus, o que é quase metade dos mais 10 mil registrados nas mais de 150 cidades já afetadas nas regiões, ampliaram, desde sábado, o funcionamento de comércio e serviço previsto no programa.
Juiz de Fora é responsável por mais de 20% dos casos na região.
Neste domingo, 19, 3060 casos confirmados e 93 mortes. Já são duas semanas consecutivas com confirmações de mortes diariamente.
A cidade fecha a semana com aumento foi de 18% nos casos e 20% nas mortes pela doença. Uma nota técnica publicada no sábado pela UFJF indica crescimento exponencial dos casos após a flexibilização do isolamento e prevê 5 mil casos acumulados em Juiz de Fora até o final deste mês. Juiz de Fora ocupa o quarto no ranking de Minas para casos de coronavírus, ficando atrás de Belo Horizonte, Uberlândia e Ipatinga.
Já em análise de percentual de crescimento, das quatro cidades, Ubá foi a que se destacou, com 31% no número de casos e 60% no de mortes em uma semana. A explicação vinda da Prefeitura foi a ocorrência de dois surtos recentes, um em um asilo e outro em um frigorífico. Antes disso, a cidade seguia a tendência de dobrar o número de casos a cada 30 dias e a expectativa é que o tempo diminua. Pelos números do estado, Ubá tem hoje 240 casos confirmados e cinco mortes.
Muriaé, que chegou aos 1308 casos e 34 mortes teve crescimento de 17% nos casos e 25% nas mortes na última semana. Mesmo no Minas Consciente, há algumas semanas a Prefeitura reforçou o isolamento social e, segundo o comitê que monitora a doença, a cidade teve redução de 600 para 200 casos ativos de coronavírus.
Barbacena, que passou em maio por um surto na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), foi a que menos apresentou crescimento de casos na semana. Com 10% de aumento de casos e um óbito registrado nos últimos sete dias, a cidade soma 446 casos e 7 mortes, seguindo números estaduais. A Epcar, que retomou as aulas nesta semana, já apresentou 9 casos confirmados de coronavírus.