O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar deflagraram, nesta quinta-feira (24), a Operação Scar, em Ubá, na Zona da Mata.
O objetivo é apurar e reprimir o tráfico de drogas e a prática de crimes violentos, incluindo homicídios, perpetrados por membros de organização criminosa altamente atuante em bairros e regiões adjacentes da cidade. Segundo as investigações, o grupo tem ramificações e elos com facções criminosas do estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o MPMG, a operação visa dar cumprimento a 44 mandados judiciais, sendo 32 de busca e apreensão; 11 prisões temporárias e um de indisponibilidade de imóvel, uma casa utilizada pelo grupo para funcionamento de negócios da organização. Os mandados estão sendo cumpridos em Ubá.
Além das prisões, foi determinada pela Justiça a apreensão de todos os veículos e valores em dinheiro pertencentes ou utilizados para fins criminosos.
A operação, que ainda está em andamento, faz parte de um esforço conjunto do Gaeco e da PMMG para reprimir o avanço da criminalidade violenta na região e garantir a segurança da população.