Após denúncia de falta de água no bairro São Benedito, zona leste de Juiz de Fora, a reportagem da Itatiaia recebeu denúncias relatando o mesmo problema na Rua José Claro Dias, no Alto Dom Bosco; e na Rua Felipe José, no Jardim Natal, ambos nas partes mais altas dos bairros.
Questionada se os problemas estavam ligados à estiagem, a assessoria da Cesama – Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora – relatou que o fato se deve a problemas técnicos ocorridos no fim de semana.
O primeiro caso foi no transformador da elevatória que abastece a chamada Zona A (Aeroporto, Jardim da Serra, Marilândia, Nova Califórnia, parte alta do Dom Bosco).
A Cesama fez a substituição do transformador neste domingo, 1 e a energia foi religada às 10h da manhã desta segunda-feira, 2. Segundo a Cesama, a unidade já está em funcionamento e o abastecimento deve ser regularizado gradativamente, ao longo do dia.
O outro ponto foi a manutenção na Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI) neste domingo, 1, e gerou desabastecimento em algumas áreas mais altas da Região Norte, como na Rua Felipe José, Jardim Natal. O sistema já está operando normalmente e o abastecimento também deve ser regularizado ao longo do dia.
Em relação aos mananciais, a Represa de São Pedro opera com menos da metade da capacidade – 32,4%. João Penido, com 60.5% e Chapéu D’uvas com 61,6%.