Moradores do Bairro Industrial denunciam alagamento: os transtornos após forte chuva em Juiz de Fora

Os moradores do Bairro Industrial sofreram com a forte chuva desta quinta-feira (26) em Juiz de Fora. Houve alagamento na rua do córrego, como registrado pela moradora Fabiana Visoná, em imagens cedidas à Itatiaia.

Este foi um dos locais com problemas. Outro que ainda persiste é a falta de energia na região do Bairro Dom Orione, por causa de árvores na Avenida Eugênio do Nascimento, que caíram na fiação. Bombeiros registraram cinco queda de árvores, uma delas atingiu uma casa no Bairro Tiguera. Os danos no campus na Universidade Federal de Juiz de ora (UFJF) estão sendo levantados.

As equipes da Prefeitura atuam na limpeza das regiões afetadas.

E todos devem ficar atentos porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja para tempestades, que inclui em cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

Alagados no Industrial

A reportagem da Itatiaia teve acesso às imagens feitas por moradores da rua por onde passa o córrego, que registraram o alagamento na quinta (26), após o nível da água subir muito rápido. Segundo os relatos, nessa manhã, o nível já baixou.

O líder comunitário Renato Vieira Gama estava na casa de um amigo na hora da chuva e ficou ilhado, por três horas, na residência.

Segundo a Prefeitura, o nível do córrego já está normalizado e equipes do Demlurb estão no local para limpeza. Um caminhão pipa também foi enviado para o local. 

90% da chuva esperada para outubro em um dia

Relatório encaminhado pela Prefeitura nesta sexta (27) indica que Juiz de Fora registrou 102 mm de chuva em 24h. Isso significa que, em um dia, a cidade teve 90% da chuva esperada para todo o mês. O nível do Rio Paraibuna atingiu 3,09m. Em uma hora, o nível subiu cerca de 1,18m.

Nesta sexta, trânsito em pare e siga na Avenida Eugênio Nascimento, umas da vias de acesso à região do Aeroporto, devido a quedas de árvores no trecho. 

A meteorologista Anete Fernandes, do 5º Distrito do Inmet, fala sobre a previsão para esta sexta. 

Cobertura de ponto de ônibus foi danificada durante chuva na quinta (26) Foto: Alexandre Dornelas

Cemig

Equipes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) continuam atuando nas ocorrências registradas em vários pontos de Juiz de Fora. Segundo informações, são mais de 150 profissionais atuando para restabelecer a energia. 

Na Avenida Eugênio do Nascimento, onde a queda de uma árvore sobre os fios da rede elétrica derrubou um poste, a equipe atua na substituição. Por isso, foi preciso manter a interrupção da energia. pelo menos até o final da tarde desta sexta (27).

UFJF

A Universidade Federal de Juiz de nFora divulgou balanço do que considerou “a pior situação enfrentada no campus nos últimos anos” Ouça a reportagem.

Árvore caiu perto da Faculdade de Engenharia no Campus da UFJF Foto: Alexandre Dornelas

Bombeiros

Os Bombeiros registraram, ao todo, cinco ocorrências de quedas de árvores. Além da Eugênio Nascimento, uma outra de destaque foi a queda de uma árvore de grande porte sobre residência, na rua Antônio Carlos Pereira, 25, no Tiguera, por volta de 8 e 40 da noite desta quinta. Militares iniciaram o corte à noite, mas o trabalho precisou ser interrompido por conta da falta de luminosidade. Os trabalhos foram reiniciados nesta manhã e a ocorrência, que não deixou vítimas, segue em andamento. 

As outras ocorrências de quedas de árvores foram na Rua Ubaldina Moraes Pereira 256, em um condomínio no Bairro Tiguera; perto do portão da faculdade de Educação Física, na UFJF e também na Estrada Engenheiro Gentil Forn, no Morro do Imperador, .