A representante de São Paulo no Miss Brasil Universe está prestes a ser conhecida pelo grande púbico. Mas, antes disso, o estado paulista realizará seletiva para definir entre 35 e 40 candidatas para o concurso final.
A grande surpresa é que, pela primeira vez na história, a etapa pode contar com uma Miss de 75 anos. A informação é dos coordenadores da franquia estadual, Renata Vilani e Samuel Teixeira, em entrevista à Itatiaia.
Os novos coordenadores são nomes já conhecidos no universo dos concursos de miss. Enquanto Renata ajuda candidatas a elevar o nível de inglês, Samuel é responsável por vestir misses para a etapa internacional.
“O Miss Universe é o carro-chefe dos concursos a nível mundial. Ele faz parte do Grand Slam e é o mais importante e reconhecido no país”, destaca Samuel.
Renata conta que, até semana passada, 50 candidatas se inscreveram para concorrer ao Miss Universe São Paulo, mas esse número pode ser ainda superior. Destas candidatas, conforme explica Samuel, serão escolhidas de 35 até 40. Isso, pelo menos, neste primeiro ano à frente da franquia.
As candidatas passarão por fotos e entrevistas, como se fosse um “micro confinamento”. “Não vamos conseguir destacar todo o potencial delas em horas, mas a gente já consegue fazer esse corte, essa seletiva, de 35 a 40″, esclarece.
Renata e Samuel explicam que os perfis são diversos. “A gente já recebeu candidata com 39 anos, está pra receber inscrição de uma pessoa com 75 anos. A gente não anunciou isso ainda. Tem uma coordenação que está pretendendo inscrever essa pessoa, não é certeza, mas recebemos informações”, revela ele, que acrescenta: “Bem variável o nicho de idades. Muitas mães, muitas casadas” .
Vale lembrar que Alejandra Marisa Rodríguez, de 60 anos, que representou Buenos Aires no Miss Universo Argentina, chegou a se classificar para o TOP 15 e a ganhar o “Melhor Rosto” da competição. Até então, ela é a candidata com mais idade a competir pela faixa em um concurso nacional em todo o mundo.
Seletiva para o Miss Universe SP
Para participar da seletiva, podem se inscrever candidatas de qualquer lugar do estado paulista. Não é cobrada taxa e a etapa será presencial no dia 16 deste mês.
A candidata deve ter 18 anos ou mais – não há mais idade limite. Além disso, é necessário ter no mínimo 1,60 de altura e ter endereço comprovado no estado de São Paulo.
Mães, casadas e mulheres trans também podem se inscrever. A seletiva ocorrerá em Itu, no interior de São Paulo, entre 9h e 17h.
As candidatas escolhidas serão confinadas no dia 22 de julho, onde receberão faixas e darão início à final do concurso. Lá, elas passarão por diversas etapas, como desfiles e entrevistas, e já serão avaliadas. Além disso, as candidatas irão cumprir agenda, com direito a participação em workshops que visam o crescimento pessoal e profissional.
A final do Miss Universe São Paulo será no dia 24 de julho no Studio Stage Espaço de Eventos, na capital paulsita. O concurso será exibido pelo canal oficial do youtube do Miss Universe São Paulo, além da ConecTV (App ou Smart TV).
A atual representante de São Paulo é Vitória Brodt, que ficou em terceiro lugar no Miss Brasil Universe 2023.
Representante de Minas Gerais
Minas Gerais será representado por uma candidata mãe pela primeira vez na história no Miss Universo Brasil. Tatiana Gonçalves, de 26 anos, foi coroada na no dia 23 de maio, em evento realizado em Belo Horizonte. A mineira é mãe de uma menina, de 5 anos, e havia deixado o sonho de lado por causa da maternidade. Agora, não existe mais idade limite e mulheres que são mães e casadas também podem competir pelo título.
Daniela Oliveira, eleita em março, abriu mão do título após ser considerada inapta a participar do concurso. Ela é nascida em Lisboa, em Portugal, mas reside em Juiz de Fora. Além disso, o concurso à qual participou não havia autorização para ser realizado, conforme Gerson Antonelli, atual CEO e diretor nacional do Miss Universo Brasil.
Uma curiosidade é que Tatiana, após ficar no TOP 5 do Miss Universo Minas Gerais 2023, foi eleita Miss Aura Brasil e ficou em quarto lugar no concurso internacional realizado na Turquia. Posteriormente, Tatiana representou a cidade de Gonçalves no Miss Universo Minas Gerais 2024 e ficou em segundo lugar no concurso. Com a desistência de Daniela, a mineira foi escolhida para carregar a faixa do estado nas passarelas do Miss Universo Brasil.