O Hospital São Januário, em Ubá, foi alvo de operação do Ministério Público de Minas Gerais nesta segunda-feira (25). De acordo com o MPMG, participaram da ação a 4ª Promotoria de Justiça de Ubá, Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste e do Gaeco, regional Zona da Mata, com apoio da Polícia Civil.
A Itatiaia entrou em contato com a instituição e aguarda o posicionamento.
De acordo com o órgão, o objetivo da ação foi cumprir mandado de busca e apreensão para a arrecadação de prontuários médicos de pacientes submetidos a possíveis cirurgias eletivas no Hospital São Januário, no princípio do ano de 2021, momento em que havia vedação expressa de realização de procedimentos não urgentes, em decorrência da pandemia da Covid-19.
A vedação estabelecida pelo Estado de Minas Gerais tinha por objetivo não somente garantir a segurança dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos nas entidades hospitalares em âmbito estadual, evitando-se a contaminação pelo Coronavírus (SARS-CoV-2) mas, também, possibilitar o controle dos estoques dos medicamentos do denominado “kit-intubação”, os quais, conforme apurado pelo MPMG, àquele momento, apresentavam oferta escassa no mercado.