O Sebrae Minas e a Genyx Solar promovem, no dia 10 de agosto, em Juiz de Fora, o Minas Solar 2023. O evento será das 8h às 18h, no Trade Hotel, na Av. Itamar Franco, 3.800, Cascatinha. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.
Um dos objetivos é incentivar a inserção dos pequenos negócios na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, de forma competitiva e sustentável. Outro é gerar negócios e desenvolver as empresas do setor da Construção Civil da região da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.
O Minas Solar 2023 vai reunir integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor, em uma programação que inclui palestras, painéis e debates. O evento terá a presença de especialistas que vão apresentar as novidades do mercado, destacando tendências, oportunidades e novos modelos de negócios.
Possibilidades da energia solar
Segundo dados da Absolar, Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos de todo o país, ficando atrás apenas de São Paulo.
O estado possui aproximadamente 2,6 gigawatts (GW) em operação, e responde por 13,5% de toda a potência instalada de energia solar no país. O investimento acumulado em geração própria de energia solar em Minas cresce R$ 4,3 bilhões por ano, chegando a R$ 12,4 bilhões no segundo mês deste ano.
O Sebrae pontuou que Juiz de Fora é ideal para instalação de usinas solares fotovoltaicas, por ter forte índice de irradiação solar, pouca nebulosidade e boa oferta de terras.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o município tem cerca de 27 MW de potência instalada e 3.020 conexões operacionais. Elas beneficiam 3.821 unidades consumidoras, que recebem créditos no segmento de geração distribuída, ou seja, de usinas de micro e mini geração de até 5 MW.
Programação do Minas Solar 2023
- 8h: Credenciamento
- 9h: Palestra Energia solar pelo mundo
- 9h40: Painel Gestão, vendas, operação e manutenção de usinas solares
- 10h55: Coffee break
- 11h15: Painel Tendências e inovação
- 14h: Painel Marco legal da GD
- 15h: Painel Mercado fotovoltaico
- 16h15: Coffee break
- 16h35: Painel Integração fotovoltaica em edificações
- 18h: Encerramento