Equipes do MG Transplantes captaram seis órgãos no Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), que integra a Rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Segundo informações do Governo de Minas, foram captados coração, fígado, dois rins e duas córneas (tecidos), transportados por meios terrestres e aéreos.
Os órgãos e tecidos foram encaminhados para hospitais localizados na Zona da Mata de MG e no Distrito Federal e destinados a pacientes compatíveis cadastrados, por ordem de prioridade, na Central de Transplantes do Estado.
Ainda segundo a Agência Minas, quase 44 mil pessoas aguardam na fila por um órgão em todo o Brasil. Em Minas Gerais, esse número chega a quase 4 mil.
Os números, no entanto, não incluem os pacientes que esperam por uma córnea. Nesse caso, são mais de 29 mil pessoas no país, e quase 4 mil somente em Minas.
Protocolo para doação de órgãos
Conforme o Governo de Minas, o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, pertencente ao CHB, é referência para trauma e acidente vascular encefálico, desde a abertura da unidade de urgência e emergência, em 2014,
A partir da suspeita de morte encefálica, começa o protocolo para determinar as causas e notificar a organização de procura de órgãos de Juiz de Fora, que é a referência para a região onde está o Hospital Regional de Barbacena.
Após a confirmação do diagnóstico e da autorização familiar, inicia-se a logística para a captação e o transporte dos órgãos até os centros transplantadores.