O ministro da educação, Camilo Santana, adiantou, nesta quarta-feira (30), que o MEC lançará, em novembro, o concurso unificado para professores.
A medida é parte de um pacote de valorização da categoria. A declaração foi dada durante entrevista coletiva no G20 Educação, em Fortaleza (CE). A seleção ocorrerá nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Em relação ao Enem dos professores nós gostaríamos de agora, no dia 15 de outubro, ter apresentado o conjunto de ações de valorização do magistério dos professores brasileiros da Educação Básica. E aí houve alguns problemas do ponto de vista orçamentário e precisava mexer. Mas nós estamos fechando isso e vamos apresentar. Queríamos agora ainda em outubro, mas agora em novembro o presidente deverá lançar. Um dos pontos desse projeto é um concurso Unificado para professores no Brasil”, adiantou o ministro
Os estados e municípios que quiserem utilizar a prova como processo de seleção poderão aderir ao sistema.
Pé de Meia Licenciatura
O governo federal também vai lançar o Pé de Meia para licenciatura. O objetivo é incentivar jovens que querem ser professores. O MEC vai disponibilizar um benefício financeiro para quem optar por um curso de licenciatura, que é a formação do ensino superior para docência.