Nesta segunda-feira (29) é o “Dia Nacional da Visibilidade Trans”. Para marcar a data, será realizada a III Marcha da Visibilidade Trans – uma iniciativa da Associação de Travestis, Transgeneres e Transexuais de Juiz de Fora (Astra) com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
A concentração e a confecção de cartazes estão previstas para ocorrer às 17h no Parque Halfeld, com início da marcha às 18h. Ela seguirá rumo ao Cine-Theatro Central onde será realizado um sarau cultural.
Em Juiz de Fora, em junho do ano passado, no “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”, foi lançado o edital “Meu NOME, minha IDENTIDADE“, executado através de emenda da vereadora Tallia Sobral. A iniciativa contou com a parceria da Clínica de Direitos Fundamentais e Transparência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que judicializou o processo para conseguir a gratuidade através da Justiça.
O objetivo é promover a retificação do registro civil de pessoas travestis, não binárias, mulheres e homens transexuais, residentes em Juiz de Fora. O edital foi concluído pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) com a promoção da retificação de nome e gênero para 31 pessoas de forma totalmente gratuita.