A escritora Mary França morreu aos 76 anos em Juiz de Fora nesta sexta-feira (8). A causa da morte não foi divulgada. O velório será no cemitério Parque da Saudade, a partir das 8h deste sábado (9) e o sepultamento será no mesmo local, às 11h30. Mary deixa o marido Eliardo França, quatro filhos e seis netos.
Natural de Santos Dumont, Mary é autora de mais de 300 livros infantis, sendo a maioria em parceria com o ilustrador Eliardo França, com quem se casou em 1968. Na trajetória contada e ilustrada com grandes sucessos como a “Coleção Gato e Rato” e “Os Pingos”, eles formaram família e uma legião de leitores alfabetizados pela literatura do casal.
Recentemente, Mary foi personagem do quadro “Mulheres Incríveis” do Jornal da Itatiaia Juiz de Fora. Em entrevista à repórter Désia Souza, ela contou um pouco sobre sua trajetória.
Repercussão
Em nota nas redes sociais, a prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão manifestou pesar pela morte da escritora e ressaltou a importância dela para a cultura brasileira.
“Ao lado de seu marido, o ilustrador Eliardo França, Mary revolucionou a literatura infantojuvenil com livros em que o texto e ilustração combinam-se brilhantemente. São particularmente notáveis os trabalhos da série “Os pingos” e da “Coleção Gato e Rato”. Não há dúvidas de que a vida de Mary França foi uma contribuição muito importante para a cultura brasileira, particularmente para a educação das crianças”, diz o texto.
A Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) também publicou nota lamentando o falecimento e se solidarizando com a família e amigos.