Foram vistoriados 5.594 imóveis.
A Secretaria de Saúde divulgou o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) em outubro, que apontou índice de infestação de 2,3% na cidade. O resultado é considerado “estado de alerta” pelo Ministério da Saúde.
O trabalho foi feito entre os dias 15 e 19, quando foram vistoriados 5.594 imóveis da cidade.
Outro dado apontado pelo levantamento foi a localização dos focos: 98% estão dentro de casas e imóveis comerciais.
Os bairros com maior número de focos positivos são Vila Ideal, São Judas Tadeu, Borboleta, Sagrado Coração, São Mateus e Linhares.
Durante a divulgação do LIRAa, a Secretaria de Saúde informou que o projeto “Aedes do Bem” foi suspenso na cidade diante da crise fiscal que se instalou desde meados deste ano. O contrato com a empresa Oxitec está sendo revisto. Sobre os resultados da primeira fase, a secretária Elizabeth Jucá explicou que vai ser feita uma avaliação dos resultados por um perito técnico da UFJF.
Para o combate ao foco, a pasta iniciou ações que foram intensificadas no último mês. A primeira foi a parceria com o Exército, em que 228 homens reforçam o trabalho dos agentes de combate a endemias desde o dia 1º, além de atuarem no monitoramento dos 215 pontos estratégicos e nas ações extras, como recolhimento de pneus, um dos principais vilões na proliferação do mosquito.
Outra linha de ação é a reformulação da Sala de Operações de Combate ao Aedes. Em caso de denúncias, o Disque Dengue continua disponível pelo número 199.