Os proprietários de veículos com placas – com final de 1 a 5 – têm até o dia 31 de julho para regularizar o licenciamento, que passa a ser exigido a partir do dia 1º de agosto.
Além do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é preciso quitar o seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), taxa de expedição do Certificado de Registro e de Licenciamento ( CRLV ) e multas vencidas.
Já os veículos com placas com final de 6 a 0 devem ter o licenciamento regularizado até o dia 31 de agosto, uma vez que o licenciamento 2019 passa a ser exigido a partir de 1º de setembro.
Para emitir o certificado de registro e licenciamento de veículo, os proprietários devem quitar todos os débitos pendentes, como IPVA, multas, seguro obrigatório e o próprio licenciamento.
O motorista que for pego sem o licenciamento após os prazos estabelecidos pelo Detran será punido com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira, além da remoção do veículo.
Todas as pendências em relação à documentação dos veículos podem ser consultadas no site detran.mg.gov.br.