A Mercedes confirmou, nesta quinta-feira (1), a saída de Lewis Hamilton ao final da temporada 2024. A equipe alemã divulgou comunicado nas redes sociais.
“A Mercedes e Lewis Hamilton vão terminar o contrato ao final da temporada 2024. Lewis ativou a opção de liberação do contrato anunciado no último ano”, diz o comunicado.
Mais cedo, a imprensa europeia noticiou um acordo do piloto britânico com a Ferrari. Doze minutos depois, também pelas redes sociais, a Scuderia do Cavalinho rampante anunciou o contrato com o heptacampeão mundial.
Tchau, Mercedes!
O CEO da equipe de Fórmula 1, Toto Wolff, exaltou o período de Lewis Hamilton na equipe alemã. O piloto foi anunciado na equipe em 2013 e, em todo o período, teve o diretor como ‘chefe’.
“Nosso relacionamento com Lewis se tornou o mais bem-sucedido que o esporte já viu, e isso é algo que podemos olhar para trás com orgulho; Lewis sempre será uma parte importante da história do automobilismo da Mercedes. No entanto, sabíamos que a nossa parceria chegaria ao fim naturalmente em algum momento e esse dia chegou. Aceitamos a decisão de Lewis de procurar um novo desafio e é emocionante contemplar as nossas oportunidades para o futuro”, disse ao site oficial.
A publicação oficial da Mercedes também conta com uma aspa do próprio Lewis Hamilton. O inglês exaltou o tempo na equipe britânica.
“Passei 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde os meus 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar. Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio. Serei eternamente grato pelo incrível apoio da minha família Mercedes, especialmente do Toto por sua amizade e liderança e quero terminar juntos em alta”, completou o piloto.
Ciao, Ferrari!
A Ferrari anunciou, nesta quinta-feira (1), a contratação do heptcampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton. A confirmação veio minutos depois da publicação da Mercedes oficializando a saída do britânico ao final de 2024. Segundo a escuderia italiana, o contrato é ‘multianual’.
O piloto inglês, de 39 anos, é um dos maiores pilotos da história da categoria. Ele detém os recordes de mais vitórias (103), pole positions (104) e pódios (197) na história da Fórmula 1.
A Ferrari será a terceira equipe na carreira de Hamilton. O piloto estreou na categoria em 2007 pela McLaren e foi campeão em 2008 pela equipe. Em 2013, assinou com a Mercedes onde conquistou seis títulos (2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020).
O motivo da saída de Hamilton, de acordo com a imprensa europeia, é a insatisfação com os maus resultados da Mercedes nos últimos anos. A renovação contratual anunciada em 2023 previa uma opção de saída por parte do piloto. O inglês exerceu a cláusula.
Na Ferrari, o piloto terá como companheiro o monegasco Charles Leclerc. O espanhol Carlos Sainz, atual companheiro de Leclerc, deixará a equipe ao final do ano.