“Leia Mulheres”: exposição da Biblioteca Central da UFJF destaca obras escritas por autoras

Como forma de celebrar o mês das mulheres, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com uma exposição de livros escritos por autoras femininas. Inspirado no projeto “Leia Mulheres”, os interessados podem conferir a mostra e realizar empréstimos dos livros expostos durante todo o mês de março. 

A mostra é composta por poesias, romances, não ficção e biografias de autoras internacionais, nacionais e locais. Uma das novidades deste ano são algumas obras da coleção “Escritoras do Brasil” doadas pelo Senado Federal. Entre as obras expostas estão “Insônia Eterna” de Júlia Lopes de Almeida, “Mármores” de Francisca Júlia da Silva e “Opúsculo Humanitário” de Nísia Floresta.

O acervo conta também com o livro “Escritoras Brasileiras”, coletânea de 32 biografias de autoras nacionais. Neste livro, nomes consagrados como Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Cora Coralina, Hilda Hilst e Carolina de Jesus dividem espaço com escritoras pouco divulgadas como Elvira Vigna, Henriqueta Lisboa, Adalgisa Nery, Orides Fontela, Maria Alice Barroso e Olga Savary. Todos os textos foram escritos e ilustrados por mulheres que trabalham ou já trabalharam na Câmara dos Deputados, incluindo comunicadoras, bibliotecárias, psicólogas, historiadoras, escritoras e leitoras apaixonadas.

Outra opção é a obra “A Cor Púrpura”, de Alice Walker, que narra a vida de Celie, uma mulher afro-americana que enfrenta os traumas causados pelos abusos do pai e do marido no sul dos Estados Unidos entre os anos 1900 e 1940. A história mostra sua jornada de superação com o apoio e a força de uma irmandade de mulheres. A obra foi adaptada para o cinema e estreou nas telas em fevereiro deste ano.