À pedido da Justiça de Minas Gerais, um site que reúne os dados de todos os consumidores lesados pela agência de viagens 123milhas foi criado nessa semana. Com o novo endereço eletrônico, os clientes com valores a receber da empresa poderão requisitar o ressarcimento das quantias. A medida faz parte do pacote de Recuperação Judicial da empresa.
Em agosto do ano passado, a empresa pegou milhares de consumidores de surpresa ao anunciar o cancelamento de pacotes de viagens promocionais. Clientes que já tinham pago pelo serviço ficaram sem a viagem e o dinheiro. Para recuperar o valor, os clientes lesados devem se cadastrar no novo site.
Segundo o Procon-SP, o site receberá “todos os documentos que comprovem as compras feitas pelos consumidores, como, por exemplo, o e-mail com o pagamento aprovado, fatura do cartão, e-mail da empresa confirmando a contratação do pacote, etc”.
O Procon-SP afirma que, em dezembro do ano passado, entrou como Amicus Curiae no Processo de Recuperação Judicial da 123 Milhas. O órgão diz que vai apresentar um pedido para que todos os dados dos consumidores que registraram reclamações à época e que já foram enviados para recuperação judicial, também sejam contemplados no site.
“No entendimento do Procon-SP, esta medida é importante para que os consumidores que já cadastraram suas reclamações no órgão, à época, não tenham que refazer todo o procedimento, além de considerar a possibilidade de que estes possam não ser informados sobre o novo site e, desse modo, percam prazos ou sejam excluídos do processo”, afirmou o órgão em nota enviada à Itatiaia.
O que diz a 123milhas sobre o site?
À Itatiaia, a 123 milhas esclareceu que o site não foi criado por ela e sim pela Administração Judicial da Recuperação Judicial da 123milhas. “O site foi criado pela administração judicial para ser o espaço oficial de informação aos credores sobre as classificações e créditos a eles atribuídos pelo Grupo 123milhas para fins da recuperação judicial”.
A empresa afirma que ainda não há um prazo definido para que os clientes lesados verifiquem os créditos. “A partir da publicação do link em Diário Oficial, o que depende de autorização judicial, os credores vão ter 15 dias corridos para checar os créditos e encaminhar eventuais informações sobre divergências e habilitações em caso de não identificação dos créditos”.
Após publicar o link com a lista de pessoas aptas a receber algum valor da 123milhas, a empresa vai aguardar uma nova audiência para definir os próximos passos da recuperação judicial.