Estudantes de Medicina da UFJF que anteciparam formatura em 2021, por conta da pandemia e por força de liminar, terão os diplomas cancelados. A decisão da Justiça Federal já foi comunicada aos universitários e à instituição.
A Itatiaia teve acesso a prints de e-mails com convocação de reunião extraordinária do Conselho da Unidade sobre o assunto. Segundo o material, a reunião, que foi realizada na quarta-feira (9), trataria da invalidação da colação de grau antecipada ocorrida em setembro de 2021.
Isso acarreta ao retorno imediato de 46 alunos para completarem 100% da carga prevista. Em outro e-mail, enviado pela coordenação aos alunos, foi informada a invalidação da colação e cancelamento dos registros dos diplomas.
Em nota, a UFJF falou que vai acatar a nova decisão judicial que reverteu a liminar. A instituição destaca que está organizando todos os trâmites para atender as demandas formativas dos estudantes. (Confira os detalhes abaixo)
A Itatiaia tenta contato com o Tribunal de Justiça da 6ª Região e com a defesa de estudantes envolvidos no processo.
UFJF confirma cancelamento da formatura e diploma destes alunos
A UFJF informou à Itatiaia informou que uma ação judicial em 2021, concedeu ao estudantes uma liminar para colarem grau, desde que tivessem cumprido 75% da carga horária do curso de Medicina.
A liminar, segundo a nota, contrariava a decisão Colegiada do Curso de Medicina e da UFJF. Dentro da autonomia e na legislação, a instituição decidiu que a colação de grau só poderia ocorrer conforme previsto no projeto pedagógico do curso. Na ocasião, foi considerado que faltavam importantes componentes curriculares, todos dos estágios obrigatórios.
Na época, a UFJF acatou a decisão judicial e fez a colação de grau. No entanto, impetrou recurso contra a decisão por meio da Procuradoria Federal.
Agora, a universidade recebe uma nova decisão judicial revertendo a liminar inicial, indicando o cancelamento da Colação de Grau. A UFJF vai acatar a decisão e está organizando todos os trâmites para atender as demandas formativas dos estudantes.