Está em andamento a campanha Junho Vermelho, da Fundação Hemominas, para conscientizar sobre a importância da doação regular e voluntária de sangue. Em especial, em um período onde há queda no comparecimento.
Em números, a Unidade em Juiz de Fora está recebendo média diária de 60 a 70 pessoas. O mínimo seria 120 para atender à demanda de 58 hospitais de 25 cidades da Zona da Mata. O resultado é a redução de 50% no estoque dos grupos O e A negativos, e de 30% nos grupos O e A positivos.
“É um ato de caridade, cidadania, às vezes é um favor para alguém que te pediu, mas é um ato de muita responsabilidade. Você doa uma bolsa de 450 ml, ela é centrifugada e separada em três partes principais: plasma, plaqueta e hemácias. Com uma doação de sangue, você salva, no mínimo, três vidas”, destacou Déborah Carvalho, funcionária do setor de captação de sangue do Hemocentro Regional de Juiz de Fora.
Ouça a íntegra do Itatiaia Entrevista no nosso site
A doação pode ser agendada pela internet ou pelo app MG Cidadao. Em Juiz de Fora, o Hemocentro fica na Rua Barão de Cataguases, s/nº, no Centro, ao lado do Mergulhão, atendendo de 7h às 18h de segunda à sexta e de 7h às 12h aos sábados.