Juiz de Fora sedia 35ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

O Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga começa nesta sexta-feira (1º), em Juiz de Fora.

O Festival, promovido pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, chega a 35ª edição e inova ao apresentar uma programação diversificada, gratuita, contemplando diferentes espaços culturais da cidade.

Assim, as apresentações serão realizadas entre os dias 1 e 13 de novembro, em locais como a Praça CEU, em Benfica; o Parque Halfeld, o Teatro Paschoal Carlos Magno e o Museu de arte Murilo Mendes, no Centro; o Museu Mariano Procópio e o Shopping Jardim Norte, no bairro Mariano Procópio, o Parque da Lajinha, no Teixeiras; e o Parque Municipal, na Nova Califórnia, além da Igreja do Rosário, no Granbery. As oficinas se passam no Centro Cultural Pró-Música, no Centro, e na Escola de Artes Pró-Música, no Alto dos Passos.

Abertura será com a ópera “Uma noite no castelo”

A abertura do evento ocorre com a ópera encenada por Victor Cassemiro, que rege a Orquestra Acadêmica da UFJF, no palco do Cine-Theatro Central com “Uma noite no castelo”, obra composta pelo brasileiro Henrique Alves de Mesquita (1830-1906), com base no libreto do francês Paul de Kock (1794-1871).

O espetáculo acontece no dia 1º de novembro, às 20h, e conta também com instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha. A entrada é franca, como em toda a programação do evento.

Antes, o Coletivo Chora Efe chega às escadarias do Central às 18h, desta sexta, com um repertório de composições a partir de autores consagrados no gênero, como Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, entre outros.