A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que a reabertura de shoppings e galerias comerciais da cidade está autorizada, desde que os estabelecimentos sigam os protocolos do “Minas Consciente”.
O Governo de Minas autorizou a abertura e só podem funcionar as lojas dos segmentos permitidos pela onda em que o municípios estiver.
No caso de Juiz de Fora, que está na “onda verde”, são os serviços essenciais.
Conforme a PJF, o horário de funcionamento será reduzido, das 12h às 20h.
Não podem funcionar as áreas de entretenimento, salas de cinema, teatros, kids, lounges e eventos em geral, aluguel ou empréstimo de carrinhos de bebê e de compra, com cadeirinhas para crianças, serviços de valet e qualquer outro que estimule grandes aglomerações.
Segundo o protocolo, todas as regras são de responsabilidade do empreendimento, que deve controlar o fluxo de entrada, reduzir os estacionamentos e medir a temperatura de todos os clientes e funcionários, não permitindo a presença de pessoas com temperatura superior a 37,2 graus e com sintomas de gripe ou resfriado.
Além disso, é obrigatório o uso de máscaras, ter funcionário ou totem com álcool em gel para higienização das mãos ao entrar no espaço, obedecer as regras de distanciamento, inclusive em escadas rolantes e elevadores, e aumentar a higienização, também de sistemas de ar condicionado.