Juiz de Fora realiza, neste sábado, um dia especial para intensificação da vacina contra a febre amarela.
Todas as unidades básicas de saúde da cidade funcionam em horário especial neste sábado. O atendimento teve início às 8h da manhã e termina às 17h . Além dos 63 postos, os departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso farão a vacinação. No centro, ao invés do PAM Marechal, as vacinas serão aplicadas no Espaço Cidadão.
O médico infectologista Guilherme Cortes defende que a forma de deixar a doença na área silvestre, além do controle do Aedes na área urbana, é garantir que a população esteja vacinada. O médico destaca quais são os principais sintomas da Febre Amarela. “Os sintomas inicias são muito inespecíficos e semelhantes a outras viroses, inclusive dengue, que são febre, dor no corpo, mal-estar e dor de cabeça. Uma minoria dos casos, cerca de 10% a 15%, que evoluem para casos graves, sendo a maioria casos com maioria ou nenhum sintomas.” destaca o especialista.
A vacinação também foi intensificada ao longo da semana, quando os postos ficam abertos no horário de almoço, de 11h às 13h, para aplicação da vacina. A medida vai até o dia 2 de fevereiro.
Ouça na íntegra a matéria: