A Meta anunciou a introdução de contas de Instagram para adolescentes, em meio às diversas polêmicas relacionadas à saúde mental nos usuários da rede social.
Quem anunciou a nova atualização foi Adam Mosseri, diretor da rede social. “Estamos apresentando as Contas de Adolescentes para dar aos adolescentes proteções automáticas seguras e mais tranquilidade aos pais. Projetadas com base nas maiores preocupações dos pais, as contas de adolescentes vão aplicar automaticamente as nossas definições mais rigorosas sobre quem pode contactar os adolescentes e os conteúdos que veem. Adolescentes com menos de 16 anos não vão poder alterar estas definições para serem menos rigorosas sem a permissão dos pais. Esta é uma grande mudança para o Instagram e é uma das quais eu pessoalmente tenho muito orgulho”, disse o empresário.
A nova ferramenta funcionará com ‘proteções integradas’ e garantirá aos pais que os adolescentes estão tendo experiências seguras. Nas Contas de Adolescentes, será limitado quem pode contatá-los e os conteúdos vistos por eles, além de fornecer novas maneiras de explorar conteúdos. Jovens menores de 16 anos precisarão da permissão dos pais para alterar qualquer uma das configurações.
Veja as novas atualizações das ‘Contas de Adolescentes:
- Contas privadas: com contas privadas padrão, os adolescentes precisam aceitar novos seguidores e as pessoas que não os seguem não podem ver seu conteúdo nem interagir com eles.
- Restrições de mensagens: os adolescentes serão colocados nas configurações de mensagens mais rígidas, para que só possam receber mensagens de pessoas que seguem ou com as quais já estão conectados.
- Restrições de conteúdo sensível: os adolescentes serão automaticamente colocados na configuração mais restritiva do controle de conteúdo sensível do Instagram, que limita o tipo de conteúdo (como o que mostra pessoas brigando ou promove procedimentos estéticos) que os adolescentes veem em lugares como Explorar e Reels.
- Interações limitadas: Adolescentes só podem ser marcados ou mencionados por pessoas que seguem. Também ativaremos automaticamente a versão mais restritiva do nosso recurso antibullying, ‘Hidden Words’ (palavras escondidas, em tradução livre), para que palavras e frases ofensivas sejam filtradas dos comentários e solicitações de DM dos adolescentes.
- Lembretes de limite de tempo: os adolescentes receberão notificações solicitando que saiam do aplicativo após 60 minutos de cada dia.
- Modo de espera ativado: o modo de espera será ativado entre 22h e 7h, o que silenciará as notificações durante a noite e enviará respostas automáticas às mensagens diretas.
Para mudar as configurações mais restritivas, será necessária permissão dos pais do adolescente. É preciso aprovar e configurar a supervisão parental no aplicativo e, depois disso, os pais podem aprovar ou negar as solicitações dos adolescentes. Em breve, os pais poderão, ainda, alterar as configurações diretamente.
Os pais terão, ainda, novas ferramentas para proteger ainda mais os filhos na rede social, tais como:
- Obter informações sobre com quem os filhos estão conversando: embora os pais não possam ler as mensagens de seus filhos adolescentes, agora eles poderão ver para quem eles enviaram mensagens nos últimos sete dias.
- Definir limites de tempo diários totais para o uso do Instagram por adolescentes: os pais podem decidir quanto tempo seus filhos adolescentes podem passar no Instagram por dia. Quando um adolescente atingir esse limite, ele não poderá mais acessar o aplicativo.
- Bloquear o uso do Instagram por adolescentes em períodos específicos: os pais podem escolher bloquear o uso do Instagram por seus filhos adolescentes à noite ou em períodos específicos com apenas um botão.
- Ver os tópicos que o filho está visualizando: os pais podem visualizar os tópicos apropriados para a idade que seu filho adolescente escolheu para ver o conteúdo, com base em seus interesses.
Verificação de idade
Para evitar que os adolescentes mintam a idade, a plataforma solicitará verificação em mais lugares. Além disso, a Meta garantiu que está desenvolvendo tecnologias para encontrar contas pertencentes a adolescentes, mesmo com um aniversário de adulto. A ferramenta será testada nos Estados Unidos no ano que vem.
Mudança começou na terça (17)
A partir desta terça-feira (17), a Meta começou a inscrever os adolescentes nas Contas de Adolescentes e notificaram os que já usam a rede sociais sobre essas mudanças, afirmando que poderia movê-los para este tipo de conta na próxima semana.
A ferramenta será implementada dentro de 60 dias nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Ainda neste ano, os países da União Europeia também terão as novas contas ainda neste ano, e o resto do mundo terá no ano que vem. Também em 2025, a Meta planeja colocar as ‘Contas Para Adolescentes’ em outras plataformas, como WhatsApp e Facebook.