INSS deixa de fazer atendimento presencial para aposentadoria

A partir desta segunda-feira, 21, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial para aposentadoria por idade e salário-maternidade.

Agora, o segurado deverá acessar o site ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Já a partir da quarta-feira, dia 23, 21 serviços das agências do INSS poderão ser agendados pela internet e telefone.

Confira a lista desses serviços:

  • Alterar meio de pagamento
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
  • Cadastrar ou renovar procuração
  • Cadastrar ou renovar representante legal
  • Desbloqueio do benefício para empréstimo
  • Desistir de aposentadoria
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
  • Pensão por morte
  • Emitir certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS
  • Reativar benefício
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido
  • Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Transferir benefício para outra agência