Está aberto o programa “Mulheres do Queijo do Caminho Novo”, que selecionará 12 mulheres para participarem de curso gratuito de afinação de queijos em Juiz de Fora.
Segundo o edital, até sexta-feira (5), podem se inscrever pela internet mulheres maiores de 18 anos ou emancipadas que residam em Juiz de Fora. É necessário possuir Ensino Fundamental concluído ou cursando e, preferencialmente, já produzir ou já ter produzido queijos.
A parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e o Sebrae Minas pretende incentivar, apoiar e desenvolver o empreendedorismo feminino, no meio rural, oferecendo oportunidade de geração de renda por meio da capacitação para produção de queijos especiais e outros derivados de leite.
O programa inclui uma palestra de lançamento no dia 22 de abril. Já o curso de afinação de queijos terá início no dia 25, na unidade Escola da Casa do Queijeiro em Juiz de Fora, no bairro Bandeirantes, com carga prevista de 48h, e aulas realizadas às quintas e sextas-feiras.
Ao final, as participantes participarão de uma oficina de precificação. Haverá emissão de certificado às mulheres que concluírem a qualificação.
APL do Queijo Minas do Caminho Novo
A iniciativa integra as ações do Arranjo produtivo local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo, que tem a participação de produtores, instituições de pesquisa, entidades representativas, prefeituras dos municípios de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont, Coronel Pacheco, São João Nepomuceno, Santana do Deserto, Belmiro Braga, Piau, Mercês e Simão Pereira.
O programa conta com recursos de emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.