As inscrições para o recrutamento de startups pelo Edital do Sistema InovaLácteos (Sil) estão abertas, entre os dias 3 abril à 2 de junho.
O Sil oferece suporte técnico-científico para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores e economicamente viáveis para o complexo agroindustrial do leite.
O programa visa selecionar startups e/ou projetos com produtos/serviços em fase de pesquisa e/ou desenvolvimento, com potencial de se consolidar como soluções tecnológicas inovadoras ou em modelos de negócio repetível e escalável, atendendo a problemas e oportunidades da cadeia agroalimentar do leite.
Podem participar equipes e projetos de qualquer lugar do Brasil – compostos por no mínimo dois integrantes, acima de 18 anos – sendo estudantes de curso técnico, graduação, pós-graduação, técnicos administrativos, professores, pesquisadores, produtores, empresários, MEIs e profissionais liberais ou autônomos.
Inscrições gratuitas
O representante da startup deve anexar no formulário de inscrição, slides em formato PDF, de acordo com o Guia de Apresentação para a Banca de Seleção e o link com um vídeo de 1 minuto contendo uma breve apresentação da startup/projeto.
Cada equipe pode se inscrever com apenas um projeto, ou seja, realizar a inscrição de apenas uma startup. Cada empreendedor poderá se inscrever dentro de várias equipes; porém, em caso de seleção, deverá participar do programa somente em uma equipe/projeto.
O programa vai selecionar até 40 startups para participar da fase de pré-aceleração do Sistema InovaLácteos, das quais até 8 continuarão no programa na fase de incubação quando receberão suporte técnico-científico e financeiro, de até R$25.000,00, para a obtenção de um Produto Minimamente Viável (PMV), seja este um produto, serviço ou processo.
Após aprovadas para a fase de incubação, as startups selecionadas serão direcionadas pela comissão do InovaLácteos ao Núcleo que mais se adeque às suas preferências e necessidades técnicas, onde serão incubadas por 10 meses em um dos quatro núcleos (Juiz de Fora, Lavras, Uberaba, Viçosa).
Sistema InovaLácteos (Sil)
O Sistema InovaLácteos foi criado a partir de um suporte institucional das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede) do Estado de Minas Gerais, que viabilizou o financiamento pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de um projeto intitulado Hub de Lácteos – Núcleo de Aceleração, liderado ela Agência de Inovação Polo do Leite, para desenvolvimento do sistema de suporte à inovação na cadeia agroalimentar do leite, denominado InovaLácteos.
O Sistema é formado por quatro Núcleos de Inovação (NIs), localizados em diferentes regiões de Minas Gerais: Juiz de Fora, Lavras, Uberaba e Viçosa que darão apoio institucional e técnico científico às startups selecionadas para as fases de Pré-aceleração e Incubação. É voltado exclusivamente para o desenvolvimento de novos negócios e soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia agroalimentar do leite.