Foi inaugurado o novo Presídio de Ubá, na Zona da Mata. Dotado de 48 celas e com capacidade para 388 detentos, a nova unidade tem estrutura para ser referência em áreas de ressocialização, trabalho e estudo com salas de aula e espaços para capacitações e profissionalizações de custodiados.
É o que explica o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Grecco.
Conforme a Sejusp, o presídio também traz inovações de segurança como fechamento de travas superiores, pátios de banho de sol e de visitantes separados das demais estruturas de carceragem, entre outros pontos.
O atual presídio da cidade, que fica no centro do município, será desativado em breve. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) fará a transferência de todos os presos para as novas instalações, que mais que triplicam o número de vagas do sistema prisional no município.
De acordo com a pasta, as obras de Ubá foram custeadas com recursos do Governo Federal, conforme termo de compromisso firmado entre o Estado de Minas Gerais e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, representado pela Caixa Econômica Federal (Caixa). Os investimentos, em duas etapas, são da ordem de R$ 24,8 milhões.
Leia também