Quarenta e duas aves, entre galos da índia e galinhas, foram apreendidas pela Polícia Militar Rodoviária e também pela Polícia Militar de Meio Ambiente durante ação na BR-265, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes.
A caminhonete onde as aves estavam tinha dois ocupantes: o motorista de 69 anos e um passageiro de 42, ambos de Bicas, na Zona da Mata. Como a situação configura maus-tratos, cada um foi multado em R$ 63.464,94, de acordo com as corporações.
Os galos e galinhas resgatados foram levados para um Projeto de Ressocialização e Reintrodução de Galos Combatentes no Centro Universitário de Formiga/MG (UNIFOR-MG).
Aves descobertas em fiscalização
De acordo com as corporações, um veículo, conduzido por um idoso, de 69 anos, foi parado na rodovia nestas quarta-feira (16). Durante a fiscalização, os policiais encontraram as aves sendo transportadas de forma irregular na carroceria da caminhonete, caracterizando situação de maus tratos.
Os galos estavam amarrados, mutilados e com as cabeças cobertas, em local apertado, sem espaço para se mexer, privados das necessidades básicas. Além disso, segundo as PM’s, as condições dentro da carroceria eram ruins, com falta de ar, luz e os animais estavam deitados sobre suas fezes.
Questionado sobre o caso, o motorista admitiu ter uma criação de galos e disse que os vendia para reprodução e para rinhas.
A caminhonete foi apreendida pelas autoridades policiais.