Ibitipoca: IEF divulga empresas autorizadas a participar de edital de concessão do parque

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) divulgou a lista das empresas autorizadas a apresentarem projetos, levantamentos, investigações e estudos para a estruturação da concessão do Parque Estadual do Ibitipoca à iniciativa privada.

Conforme o IEF, agora, as empresas autorizadas devem entregar os estudos necessários para continuidade do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em até 120 dias.

As empresas autorizadas a participar do PMI são Houer Consultoria e Concessões Ltda.; Parquetur Participações S.A., e, em associação; Vallya Advisors Assessoria Financeira Ltda.; e Plantuc Consultoria Socioambiental LTDA-EPP.

O Parque de Ibitipoca é a primeira das unidades de conservação gerenciadas pelo IEF que faz parte do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) a ter seu PMI lançado.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais do IEF, Danuza Aparecida de Paiva, as empresas autorizadas terão que enviar quatro produtos. Além disso, tem um preliminar de diagnóstico e projeção e outros três relacionados à modelagem econômico-financeira, jurídica e técnico-operacional.

O Ibitipoca é a primeira das unidades de conservação gerenciadas pelo IEF que faz parte do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) a ter seu PMI lançado.

Segundo o IEF, o Parque Estadual do Ibitipoca é, entre os parques estaduais, a unidade de conservação mais visitada de Minas Gerais, com cerca de 100 mil visitantes por ano e arrecadação em torno de R$ 1,8 milhão anual. Ele está localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata.