No último final de semana, a gruta dedicada a Nossa Senhora Rosa Mística, localizada na Praça Adélia Saggioro, no Bairro São Mateus, em Juiz de Fora, foi completamente depredada. Durante o ato de vandalismo, ocorrido na madrugada de sábado (29) para domingo (30), foram quebradas a porta de vidro da gruta e as imagens que ela abrigava.
A Guarda Municipal registrou a ocorrência, que deve ser investigada pela Polícia Civil.
De acordo com a Arquidiocese de Juiz de Fora, esta é a terceira vez que essa gruta é destruída desde que foi erguida, em 1995.
Por meio de nota, o arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira lamentou o ocorrido e reiterou o desacordo a qualquer prática de depredação, de intolerância religiosa ou de violência contra os sentimentos religiosos das pessoas. Segundo Dom Gil, é esperada que as autoridades tomem as devidas providências para elucidar este caso e evitar que episódios parecidos aconteçam no futuro.
A Arquidiocese informou que, desde que o ato de vandalismo foi divulgado nas redes sociais, muitas pessoas têm oferecido ajuda para a reforma da gruta e a compra de novas imagens. A família responsável pelo espaço, segundo a instituição, prefere esperar que a investigação seja concluída.