A campanha vai até o fim dos estoques.
A partir desta segunda-feira, 3, em todo o país, a vacina para a gripe está liberada para toda a população, inclusive quem faz parte do público prioritário e que ainda não se vacinou.
Até o fim do estoque, toda a população interessada pode obter a vacina nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Pam Marechal.
No Departamento de Saúde da Criança e Adolescente (DSCA), localizado na Rua São Sebastião, 772, as vacinas contra a gripe estão disponíveis para crianças e adolescentes de áreas descobertas.
Já no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira, 943) as vacinas estão disponíveis apenas para idosos.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, não há como fazer uma previsão de quando o estoque vai acabar, pois depende da demanda. As doses aplicadas serão as restantes, não utilizadas pelo público prioritário.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a última sexta, 86% do público prioritário população havia sido imunizado.
O percentual na cidade ultrapassa o nacional, que era de 80% na última sexta, segundo o Ministério da Saúde. A meta da campanha é atingir 90% de imunização para o público prioritário.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura, mas é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.