Governo de Minas Gerais anuncia “Passaporte Mineiro do Conhecimento”

O Governo de Minas Gerais anunciou o “Passaporte Mineiro do Conhecimento”, um projeto de intercâmbio que concederá bolsas de estudo para alunos da rede pública em diversos países.

O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema, com a presença do secretário de Educação, Igor de Alvarenga, na Escola Estadual Walt Disney, em Belo Horizonte.

Serão oferecidas 90 bolsas de intercâmbio, financiadas integralmente pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O investimento inicial é de R$ 6,3 milhões.

O programa visa proporcionar acesso à educação intercultural para estudantes de baixa renda da rede estadual.

O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma ampliação de uma experiência prévia da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, que enviou 27 alunos para intercâmbio no exterior pelo Projeto Cidadão Global. Vicente Tarley Ferreira Alves, presidente da Federação Helena Antipoff, destacou a singularidade do programa, que inclui imersão de um ano em outro país.

O edital com os critérios de participação e etapas de seleção será divulgado em breve. O público-alvo são estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual, com bom desempenho acadêmico e frequência superior a 90%.

Os selecionados viajarão em 2025, cursando o 2º ano do ensino médio no exterior e retornando para concluir os estudos no Brasil.

Os destinos incluem países na Europa, Japão, Canadá, Estados Unidos e Argentina.

As bolsas cobrem despesas pessoais, passagem aérea, seguro de saúde e custos adicionais relacionados às instituições de ensino internacionais.