Em Juiz de Fora, a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) lançará o Cadastro de Festas Juninas e Julinas, para organizar e democratizar o empréstimo de barracas e tablados para viabilizar os festejos. Somente festas cadastradas poderão receber o apoio do município.
O período de inscrições será desta quarta-feira (10) até 30 deste mês. Os interessados devem preencher um formulário específico, que precisa ser solicitado pelo e-mail desinfunalfa@gmail.com.
Critérios
Só podem ser cadastrados eventos com entrada franca, sendo autorizada a inclusão de festas com venda de comidas e bebidas típicas, desde que o acesso do público seja livre. No formulário, os organizadores devem informar, além da data e do local do evento, detalhes como tempo de duração da festa, características do espaço (aberto ou fechado) e documentos pessoais dos solicitantes.
Conforme a Funalfa, a inclusão no Cadastro não implica em garantia de empréstimo do material solicitado. Encerrado o período de inscrições, os pedidos serão analisados por uma comissão que vai verificar a capacidade de atendimento, conforme a disponibilidade de material, as datas e os locais dos eventos. O empréstimo pode ser no total ou parcial do pedido, tendo em vista que a ideia é contemplar o maior número possível de festas.