Recentemente milhares de usuários da rede social Instagram receberam solicitações para serem seguidos por perfis dedicados ao jogo de azar ‘Fortune Tiger’, também conhecido como ‘Jogo do Tigrinho’. “Não aguento mais rejeitar solicitações de amizade de contas do jogo do Tigrinho”, comentou um jovem na web.
Mesmo após recusar várias vezes os convites das contas, outros perfis continuam a importunar vários usuários da plataforma. Os perfis maliciosos utilizam a foto do desenho do tigre do jogo ou apenas a logo do aplicativo de azar e costumam utilizar um padrão de sequência de números e letras como o nome.
Para evitar ser importunado com as ações incomodas desses perfis, os usuários das redes sociais precisam adotar certas medidas de proteção. O usuário deve abrir o perfil que está promovendo o jogo de azar, tocar nos três pontinhos do campo superior direito, apertar o botão ‘denunciar e indicar na plataforma o motivo da denúncia. Outra ação importante que os usuários devem ter é bloquear essas contas que estão o importunando.
Meu perfil é aberto e as contas já me seguiram, o que fazer?
Nesse caso os usuários podem remover dos seguidores essas contas indesejadas. Entre na aba do seu perfil no aplicativo, toque na lista de seguidores, aperte em ‘Remover’ no botão ao lado do ícone do perfil indesejado.
Usuários com o perfil aberto
Perfis que possuem o perfil aberto podem habilitar o recurso ‘Solicitar para análise’. Assim, nem todos que solicitarem para seguir o usuário terão que ser aprovados pelo dono do perfil.
Em nota à Itatiaia, a Meta, empresa responsável pelo Instagram afirmou que está ciente que esse tipo de situação prejudica a capacidade das pessoas de interagir de forma autentica com as suas comunidades. Além disso, a Meta também afirmou que está procurando impedir que pessoas utilizem a plataforma de forma abusiva para aumentar artificialmente a visualização ou distribuir conteúdo em massa para ganho comercial.