Campanha Doses fracionadas foi lançada esta semana pelo Ministério da Saúde.
Quem for viajar a países que exijam o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve tomar a vacina padrão, mesmo que tenha tomado a dose fracionada.
De acordo com a Anvisa, os viajantes internacionais fazem parte do grupo de pessoas não indicadas a receber a vacina fracionada – gestantes, crianças de nove meses a menores de dois anos e indivíduos com condições clínicas especiais (portadores de HIV/Aids, pacientes ao final do tratamento de quimioterapia e aqueles com doenças hematológicas, entre outras).
A campanha de vacinação contra febre amarela com doses fracionadas foi lançada com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do país. A vacinação fracionada será adotada nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia.
Em JF
Em Juiz de Fora, neste sábado, 13, será disponibilizada vacinação no Espaço Cidadão. O mutirão ocorre de 8h a 13h.
Vale ressaltar que é preciso tomar apenas uma dose da vacina para ficar imunizado durante toda a vida.
A dose é indicada para crianças a partir de 9 meses e pessoas com até 60 anos. Idosos e gestantes devem ter orientação médica.
A vacinação também é oferecida diariamente em todas as unidades de saúde, no PAM Marechal e os departamentos de Saúde do Idoso e da Criança e do Adolescente.
Foto: Arquivo/EBC