Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vão padronizar as nomenclaturas dos extratos bancários a partir de 8 de julho. Inicialmente, a medida abrange as operações de depósito e saque, que possuem mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes.
A partir da mudança, operações como “depósito de cheque no ATM”, que engloba situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada, passam a ser descritas no extrato como “DEP CHEQUE ATM”.
Nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, que engloba situações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
A Febraban afirma que as mudanças vão melhorar a compreensão das informações pelos clientes, principalmente para aqueles que possuem contas em mais de um banco. Outras operações financeiras serão incluídas posteriormente.