O Hemocentro Regional de Juiz de Fora realiza, até 15h, na Escola Estadual Delfim Moreira, o Grupo Central, evento de captação de doadores de medula óssea.
Interessados em fazer parte do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), devem acessar o prédio histórico pela Braz Bernardino.
A reportagem da Itatiaia esteve no local. A assistente social do setor de captação de doadores da Hemominas, Thaysi Melo, explica como funciona o cadastro e quem pode ser doador de medula óssea.
Henrique Ribeiro, que é responsável pela equipe de captação e cadastro, fala sobre a expectativa de captação para este sábado, 29. Além disso, o analista de dados, Igor Nagen, foi uma das pessoas que se cadastrou. Segundo ele, para “fazer diferença na vida de alguém”.
Mais doadores, mais chances
Segundo a Hemominas, a chance de encontrar um doador compatível entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, é estimada em 25% a 30%,. Entre pessoas não aparentadas, essa possibilidade pode chegar a 1 para 100.000 candidatos cadastrados.
Portanto, quanto mais candidatos cadastrados, maiores as chances de se encontrar o doador ideal para os pacientes que precisam de transplante.
A sede da Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, sem número, Juiz de Fora, ao lado do Mergulhão. O telefone de contato é (32) 3257-3113.