“Fala JF”: consulta indica desejo dos juiz-foranos em investimentos na área de saúde

A Câmara Municipal de Juiz de Fora apresentou os resultados da consulta pública “Fala JF“, um levantamento para contribuir na discssão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025.

Segundo o Legislativo, foram ouvidas 2.378 pessoas em 21 dias. A saúde foi a prioridade para 21%; educação em segundo lugar, com 16%; e segurança em terceiro lugar como escolha de 13,5% juiz-foranos. 

Como metodologia, a pesquisa foi dividida em nove temas com seus respectivos subtemas, e, para a coleta dos dados, a cidade foi setorizada entre os distritos e mais oito regiões de planejamento: Centro, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Leste e Oeste.

As prioridades dentro de cada tema

Conforme o resultado do “Fala JF”, ao escolher a saúde, os votantes deram ênfase em “aumento no número de profissionais nos equipamentos de saúde” e “aumento na oferta de consultas médicas”.

Na educação, as solicitações foram “melhora da qualidade da educação de forma geral” e “reforma de escola”.

Dentro do tema segurança, “combate ao uso de drogas” foi a principal preocupação da população, junto com o anseio de “ampliação do efetivo da Guarda Municipal”. 

O quarto tema mais falado foi a solicitação de “aumento da frota de ônibus” e “manutenção da frota”, na área transporte, mobilidade e trânsito.

Em quinto lugar, a assistência social e direitos humanos elencou o “atendimento à população em situação de rua” e “prevenção ao uso de drogas”.

Em sexto lugar, obras públicas, com destaque para “pavimentação de ruas” e “manutenção do pavimento”.

Em seguida, o tema meio ambiente e sustentabilidade, com foco na “limpeza de terrenos, córregos, ruas e calçadas” e em seguida “combate a poluição”.

A cultura concluiu o ranking, como prioridade para “realização de eventos e atividades culturais” e “incentivo à cultura”.

Áreas prioritárias por região em Juiz de Fora

  • Centro: saúde pública, educação, segurança e assistência social e direitos humanos; 
  • Centro-Oeste: saúde, educação, segurança, transporte e mobilidade urbana;
  • Leste: saúde, educação, transporte, mobilidade e trânsito;
  • Nordeste: saúde, segurança, educação, transporte, mobilidade e trânsito;
  • Norte, saúde, transporte, mobilidade e trânsito, educação, segurança;
  • Oeste: saúde, educação, transporte mobilidade e trânsito, segurança;
  • Sul: saúde, educação; segurança e transporte;
  • Sudeste: saúde, empate entre educação e transporte; segurança . 
  • Distritos de Rosário de Minas, Penido, Valadares, Humaitá de Minas, Torreões, Monte Verde de Minas, Caetés de Minas e Sarandira: saúde, segurança, transporte, mobilidade e trânsito, educação.