Villa-Lobos, Cantigas e Crianças

Map Unavailable

Data / Hora
Date(s) - 16/06/2024
00:00

Localização
Teatro Solar

Categorias


Em uma combinação lúdica de música, encenação e animações 2D, a Caseiras Produções Culturais apresenta, através do Programa Diversão em Cena, “Villa-Lobos, Cantigas e Crianças”. O espetáculo teatral infantil, baseado nas cantigas populares recolhidas e sistematizadas pelo Maestro Heitor Villa-Lobos em seu Guia Prático, traz uma experiência imersiva nas tradições culturais brasileiras, que pouco têm sido lembradas na vida contemporânea.

O espetáculo se desenvolve em torno de uma festa de São João. Com referências lúdicas das tradicionais festas juninas. Serão duas apresentações em Juiz de Fora no domingo (16), às 11h e às 16h, no Teatro Solar, na Av. Presidente Itamar Franco, 2.104, São Mateus.  A entrada é gratuita.

Com participação do Quinteto Villa-Lobos em cena, acompanhados por Paulino Dias na percussão, cinco atores cantam e manipulam bonecos inspirados no artesanato e repertório autenticamente brasileiro. Com Clarissa Waldeck, Deco Almeida, Márcio Nascimento, Raquel Botafogo e Sophia Fried no elenco. Em um convite ao universo do brincar fora das telas, a apresentação ganha vida sob direção de Ana Luisa Lima, diretora e idealizadora do espetáculo.

Este projeto é contemplado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal e co-patrocínio da Drilltec, e tem a realização da Caseiras Produções Culturais.

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos 

Fundado em 1962 para divulgar a música de câmara brasileira, o grupo abriu as comemorações do ano Villa-Lobos em Paris em 1987. Em 2001 se apresentou com Egberto Gismonti no Festival “Tocar La Vida” na Argentina e recebeu o Prêmio Carlos Gomes como melhor grupo camerístico do país. Em 2002 foi homenageado por seus 40 anos com a série “Quinteto Villa-Lobos – 40 Anos de Música Brasileira” no CCBB/RJ. Participou do Projeto Sonora Brasil-SESC, se apresentando em 32 cidades brasileiras. Em 2006 venceu o “Circulação de Música de Concerto” promovido pelo CEMUS-Funarte e patrocínio Petrobras, realizando 12 concertos no Nordeste. Encerrou a “Copa da Cultura” com um concerto em Berlim, Alemanha.

Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas por cidades do estado, turnê do CD Quintetos de Sopro Brasileiros, além de apresentações e oficinas no Chile, Paraguai, Peru e Equador a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em 2009 se apresentou em vários países africanos, também a convite do Ministério – e em dezembro encerrou um Festival dedicado a Villa-Lobos com concerto na Rádio-France, Paris. Sempre fiel à proposta inicial, o grupo participa de eventos em outros âmbitos, como o “Chorando Alto”, festival anual de choro realizado em outubro de 198 no SESC Pompéia, além de diversas apresentações no Clube do Choro de Brasília e no Festival “Sopros do Brasil” no SESC Pinheiros/SP. Em 2012, comemoraram 50 anos de atividade ininterrupta do grupo com o projeto Quinteto Villa-Lobos – 50 anos de música com gravação de DVD e blu-ray e uma série de concertos na cidade do Rio de Janeiro.

Raquel Botafogo e Marcio Nascimento

Membros da Cia PeQuod de Teatro de Animação, ambos são atores cariocas com diversas indicações e prêmios. Raquel participou de apresentações na europa com diferentes espetáculos, como Sangue Bom, PehQuoDeux, entre outras. É fundadora do Coletivo Eu amo a Rua, coletivo de investigação, ensino e produção de teatro de animação. Marcio atuou e dirigiu ao lado de Miwa Yanigizawa o espetáculo Iago, pelo qual concorreu ao Prêmio Shell de Melhor Ator. Recebeu prêmios por: “Casa Caramujo”, “A feira de maravilhas do fantástico Barão Munchausen”, “O gigante egoísta”, entre outros.

Mais sobre a Caseiras Produções

A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos.

Além de ter como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos de linguagens e gêneros artísticos, os projetos da Caseiras sempre dialogam com a formação de novos públicos, e no caso de um espetáculo infantil, esse objetivo torna-se ainda mais importante, já que estão sendo formados novos públicos, independente de classes sociais, democratizando verdadeiramente o acesso aos bens culturais.