Cabaret dos Seres da Ribalta: Episódio 3

Map Unavailable

Data / Hora
Date(s) - 06/02/2024
20:00 - 22:00

Localização
Teatro Paschoal Carlos Magno

Categorias


O Cabaret dos Seres da Ribalta apresenta sua terceira edição e tem como cenário o Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) ao celebrar o centenário do rádio no Brasil, com estreia no dia 06 de fevereiro de 2024, às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora.

A entrada é franca e o episódio contará com legendagem descritiva na exibição de estreia.

A obra explora a beleza cênica do prédio do Instituto, no qual os artistas se apresentam para as lentes das câmeras sob a direção de Rodrigo Mangal, que transforma a construção de 1930 em uma antiga sede de rádio. Foram quatro meses de gravações e edição com o objetivo de levar arte com qualidade para o telespectador.

Mangal estuda o trabalho de cada artista, explora, decupa e capta o que há de mais sensível. Dessa forma expõe uma interação perfeita entre a linguagem do audiovisual e a linguagem que cada artista traz, e revela o potencial criativo dessa combinação. Sua direção propõe novas formas de compreensão da arte por meio das singularidades expressas. O que se percebe é que há um pacto consensual que ecoa em uma expressão artística cooptada pelas lentes do diretor de fotografia Rodrigo Soares.

O resultado é um diálogo estético em que as linguagens se tornam indissociáveis e sugerem novos modos de percepção, ou uma nova linguagem.

No espaço da tela, o espectador poderá apreciar a interpretação de Marcos Bavuso e Edmárcia Andrade para o texto inspirado em uma entrevista de Nelson Rodrigues concedida a Clarice Lispector e publicada em 11 de maio de 1968 na antiga Revista Manchete.

Alexandre Guttierrez, em parceria com Rodrigo Mangal, traz o teatro de bonecos na encenação que recria a final da Copa do Mundo de 1958 entre Brasil e Suécia de maneira inusitada.

Os risos ficam por conta de “Consultório de Ilusões”, drama romântico contado na forma das tradicionais rádios novelas, marca da era de ouro do rádio.

A dança é representada na coreografia que evoca toda a história de amor turbulenta entre Dalva de Oliveira, a rainha da voz, e Herivelton Martins, seu marido, com a canção “O Dia que Me Queiras”. O telespectador poderá ainda apreciar as belíssimas canções “O Ébrio”, imortalizada na voz de Vicente Celestino com interpretação do cantor cadeirante Fernando Littieri, arranjo e violão de Gilbértto Costta e violino de Vivian Vignoli, assim como o tradicional samba de Juiz de Fora “Princesinha de Minas”, de autoria de Armando Aguiar, o nosso Mamão, nas vozes de Sil Andrade e Anézia Silva, com percussão de Mayra Palmeira.

O terceiro episódio do Cabaret dos Seres da Ribalta se enriquece também com os trabalhos do artista visual Ramón Brandão, cuja arte se realiza por meio de seus desenhos que se mesclam de forma orgânica e visceral com as imagens cinematográficas produzidas, e faz com as artes visuais permeiem e transitem por todas as expressões artísticas presentes nesta terceira edição.

O Cabaret dos Seres da Ribalta foi premiado em seu primeiro episódio no concurso Janelas Abertas, lançado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2021, e alcançou o primeiro lugar entre mais de 400 trabalhos inscritos.
O terceiro episódio do Cabaret dos Seres da Ribalta foi produzido com recursos aprovados no edital Murilão 2022 da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora com administração e gerenciamento da Funalfa.

Ficha técnica

Roteiro e direção: Rodrigo Mangal

Elenco: Revelino Mattos, Mara Bomtempo, Fred Fonseca, Leonardo Vital, Rodrigo Mangal, Julio Cezar Franco, Fernanda Neves, Alexandre Gutierrez, Gilbértto Costta, Fernando Littieri, Vivian Vignoli, Sil Andrade, Anézia Silva, Mayra Palmeira, Marcos Bavuso e Edmárcia Andrade.

Direção de fotografia: Rodrigo Soares

Câmeras: Rodrigo Soares – Rodrigo Paschoal

Som direto e mixagem das músicas: André Medeiros

Ilustrações: Ramón Brandão

Legendagem descritiva: Kelly Scoralick

Edição e Trilha Sonora: Rodrigo Mangal

Fotos: Christian Witzel – Lucas Machado

Tratamento de imagens: Lucas Machado

Contra-regragem: Flávio de Paula – Marcos Languange