Data / Hora
Date(s) - 01/07/2023
10:00 - 12:30
Localização
Parque Halfeld
Categorias
“Arte na Praça” chega a Juiz de Fora com atrações, vivências e oficinas gratuitas, para todas as idades
Curadoria da Agentz Produções, projeto propõe, nesta edição, a ocupação de parques e praças nas cidades de Contagem, João Monlevade, Juiz de Fora, Itaúna e Sabará, com programação artística diversa nas áreas de teatro, circo, dança, música e arte urbana.
No dia 1º de julho, sábado, das 10h às 12h30, a cidade de Juiz de Fora recebe no Parque Halfeld, oficinas, vivências e apresentações realizadas por artistas mineiros do circo, música, dança, teatro e das artes visuais. A programação abre com as Oficinas de Formas Animadas (Grupo Girino) e Bolhoterapia, com os artistas brincantes Raphael Xavier e Gabriela Mendonça. O público também se diverte com o Cortejo e Invasão de Palhaços, um grande encontro musical entre o Grupo Trampulim (Belo Horizonte), artistas convidados de Juiz de Fora (Fred Fonseca, Aline Cunha, Leonardo Vital, Revelino Mattos e Mara Bomtempo) e participação especial de Maria Eugênia Tita, filha de Antônio Nóbrega. Para encerrar a manhã, às 11h30, o palhaço Filipe Bregantim (SP) apresenta seu espetáculo “Aplausos e Vaias”. O acesso é gratuito. Este projeto tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
SERVIÇO
ARTE NA PRAÇA – João Monlevade
1º de julho, sábado
10h às 12h30
– Oficina de Formas Animadas com Grupo Girino
– Oficina de Bolhoterapia com Tati Castru
– Cortejo e Invasão de Palhaços (Saída do Calçadão da Rua Halfeld, esquina com Rua Batista de Oliveira, em direção ao Parque Halfeld)
11h30 – Espetáculo Aplausos e Vaias
PARQUE HALFELD
Acesso gratuito
Há mais de 20 anos, a Agentz Produções realiza projetos culturais, com programações de qualidade, que percorrem o estado de Minas Gerais. Esta edição do Arte na Praça coloca, mais uma vez, em destaque, a diversidade da produção artística mineira, para todas as idades. “As apresentações acontecem em espaço aberto, como praças e parques, para um público de crianças, jovens, adultos e idosos”, explica a produtora Fernanda Vidigal. À frente da equipe de curadoria, Fernanda acrescenta que “a proposta é retirar as pessoas, mesmo que por algumas horas, do lugar comum. É provocar o olhar, a imaginação, mostrando como a arte e a cultura podem interferir no cotidiano da cidade, unir pessoas e proporcionar momentos de alegria, reflexão e contemplação”.
Na proposta do “Oficina de Formas animadas”, o Grupo Girino ensina a construir bonecos de papel ou material reciclado e experimentar sua manipulação e encenação em pequenos cenários, o que estimula, nos aprendizes, a composição estética e habilidades plásticas. Já a Bolhoterapia, oferecida pelos artistas brincantes Raphael Xavier e Gabriela Mendonça, propõe às crianças a construção de brinquedos com cordões e hastes que se transformam em fazedores de bolhas de sabão. “A Bolhaterapia é um movimento pelo livre brincar e autonomia dos pequenos. Ocupa hoje as praças e parques de cinco regiões brasileiras e países da América do Sul, com as brincadeiras das bolhas de sabão gigantes”, conta.
Logo depois, tem o Cortejo e Invasão de Palhaços. Com suas roupagens diversas, palhaços, bonecos e músicos invadem o espaço público de maneira inusitada, convidando a todos para embarcar nessa aventura única. “A base do cortejo é a improvisação e o jogo, onde cada interação com o público arranca risos inesperados. Uma experiência que transcende o cotidiano, onde a diversão é o guia”, garante Fernanda. Conduzido pelo Grupo Trampulim, com artistas convidados de Juiz de Fora (Fred Fonseca, Aline Cunha, Leonardo Vital, Revelino Mattos e Mara Bomtempo) e participação especial de Maria Eugênia Tita (SP) – artista popular, filha de Antônio Nóbrega (Pernambuco) –, o cortejo sai do calçadão da Rua Halfeld, esquina com Rua Batista de Oliveira, com previsão de chegada às 10h30, no Parque Halfeld.
E para encerrar a manhã, 11h30 tem o espetáculo “Aplausos e Vaias”. Um típico show de rua que respeita os ritos clássicos: o chamamento, a roda, números de virtuose e uma grande promessa. O palhaço Mendonça – interpretado por Filipe Bregantim, apresenta seus números de caçapa, manipulação de chapéus e magia cômica sem efeitos especiais. Um palhaço “clássico”, atrapalhado e sempre tentando “se dar bem” com o público, e que, ao final, consegue mostrar as habilidades como malabarista, músico e acróbata. “Nem precisaria de mais artistas em cena, pois Felipe Bregantim domina por completo. Um dos melhores palhaços da atualidade no Brasil. Você sai do espetáculo do Felipe querendo ser amiga dele”, destaca.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade.
Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
RIZOMA COMUNICAÇÃO E ARTE
Beatriz França e Cristina Sanches
Tel.: (31) 9964 5007 | (31) 9 8489 2098
E-mail: assessoria@rizomacomunica.com.br