“Eu amassei”: Gabrielzinho é ouro e garante a 1ª medalha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024

O Brasil não precisou esperar para comemorar a primeira medalha nas Paralimpíadas de Paris 2024. E ela é de ouro! O nadador Gabriel Araújo, radicado em Juiz de Fora, confirmou a expectativa e venceu 100m costas da classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 1min53s67.

A prova foi nesta quinta-feira (29), primeiro dia de competição, Vladimir Danilenko, russo, mas que compete pela equipe neutra, e o chileno Alberto Diaz completam o pódio da prova, com tempos de 2m01s34 e 2m01s97, respectivamente.

Na segunda participação em Jogos Paralímpicos, Gabrielzinho chega à quarta medalha, sendo três ouros (50m livre, 200m livre, 100m costas) e uma prata (100m costas). As três primeiras, ele ganhou em Tóquio-020.

“A gente fez de tudo pra que essa medalha de prata virasse ouro. Eu não nadei, não eu amassei a prova. Estou feliz demais. E pode gritar que eu sou campeão olímpico dos cem metros costa”, vibrou Gabrielzinho.

O resultado é ainda melhor que o tempo que ele fez nas eliminatórias – 1min59s54, o mais rápido entre os classificados.

Porta-bandeira com agenda cheia

Na cerimônia de abertura, Gabrielzinho foi um dos porta-bandeiras do Brasil ao lado da arremessadora Beth Gomes, do atletismo.

Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

A agenda de Gabrielzinho nos Jogos terá outras quatro provas: os 50m costas, em 31 de agosto; os 150m medley, em 1º de setembro; os 200m livre, no dia 2 de setembro; e os 50m livre, no dia 6 de setembro.     

Gabrielzinho e o técnico Fábio Antunes repetem na seleção paralímpica a parceria iniciada no Clube Bom Pastor de Juiz de Fora. Atualmente ambos são do Praia Clube, de Uberlândia, mas treinam na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), centro de referência do esporte paralímpico.

O Ministério dos Esportes destacou que Gabrielzinho é integrante do Bolsa Atleta. E o nadador mineiro recebeu parabéns do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais:

https://twitter.com/LulaOficial/status/1829194651267674144