No lugar do croissant, pão com manteiga e café com leite queimado. No intervalo entre um jogo e outro, fatias de queijos de diferentes áreas produtoras (Vertentes, Serro, Canastra, Araxá e Norte). O cardápio ainda conta com pão de queijo com pernil, frango a paçoquinha, verduras refogadas com fubá cremoso e ovo caipira, entre outras delícias típicas de Minas Gerais em receitas assinadas pelo chef Henrique Gilberto.
A seleção de dar água na boca é diferencial do Minas Bar, ação realizada pelo Governo de Minas em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil e Grupo Viela na Casa Brasil, espaço montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.
Desde a abertura dos Jogos, o Minas Bar tem recebido atletas e nesta segunda-feira (29/7), foi a vez da medalhista olímpica Rayssa Leal vivenciar a experiência afetiva e memorável, provando broinha de milho, pão de queijo, empadinha, entre outros sabores marcantes da culinária mineira.
“Nossa, eu vou para lá. Vou morar lá. Vamos voltar para Minas?”, enfatizou a skatista, depois de dar nota dez para uma porção de pão de queijo com pernil e outras iguarias típicas na estrutura do Minas Bar.
Rayssa Leal é a atleta mais jovem a subir ao pódio em edições diferentes dos Jogos Olímpicos. Ela conquistou o bronze no último fim de semana, em Paris, e, em Tóquio, já havia faturado a medalha de prata, em 2021.
Experiências autênticas
“Minas Gerais ainda é um ilustre desconhecido. Quando os turistas estrangeiros pensam no Brasil, a primeira coisa que vem à mente é o Rio de Janeiro, o cartão postal mais conhecido no nosso país”, registrou a secretária adjunta de Comunicação Social (Secom), Bárbara Botega, explicando a importância de o governo investir em ações para divulgar e colocar Minas Gerais na rota internacional de turistas e grandes eventos.
A partir do convite do COB para integrar o espaço, o Governo de Minas apostou no Minas Bar, local que oferece experiências autêntica da cozinha mineira. “Somos um povo hospitaleiro, que gosta de receber em volta do fogão, na cozinha, em torno da comida mineira”, afirmou secretária.
“É importante investir na promoção do Destino Minas Gerais para as pessoas entenderem que o Brasil é muito mais do que só um litoral maravilhoso. Temos outros tipos de cultura, outros encantos a oferecer – e Minas Gerais é uma mistura que agrada a diferentes perfis”, ressaltou Bárbara Botega.
Diariamente, o espaço oferece receitas criadas com ingredientes raiz de Minas Gerais como milho, mandioca, polvilho, pão de queijo, carne de porco, frango. Tudo em versão “petit”, pequena, em francês. E com sabor de quero mais.
O Parc la Villete, ponto turístico da capital francesa, funciona como um grande e verdadeiro hub turístico, pensado para a promoção da cultura e da integração entre diversos países.
“Além do Minas Bar, que é a promoção da cozinha mineira, mostrando a forma como recebemos as pessoas em Minas, temos outra ação voltada ao turismo, o espaço Pedale por Minas”, reforçou a secretária adjunta.
Bárbara Botega explica que, nesta iniciativa, as pessoas “pedalam” dentro da atmosfera olímpica, esportivo, e vão conhecendo as paisagens e as cidades de Minas Gerais em telões que projetam uma imersão no Destino Minas Gerais.