Eleições para Conselho Tutelar serão neste domingo (1º) em Juiz de Fora

Neste domingo (1º) ocorrem as eleições dos Conselheiros Tutelares de Juiz de Fora. As urnas foram lacradas em cerimônia no auditório da Prefeitura, com a presença da comissão organizadora, fiscais que trabalharão na votação e interessados no processo, que é acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Neste ano, o pleito conta com 93 candidatos para 25 vagas. Isso se deve ao crescimento do número de conselhos na cidade. É o que explica a presidente da Comissão do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, Adriana Marques.

O pleito ocorre no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora (Escola Normal), na Avenida Getúlio Vargas, s/n, e no Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), na Travessa Dr. Prisco, 57, Centro. Os eleitores com iniciais de “A a K” votam na Escola Normal, enquanto os”L a Z” votam no CEM.

Conforme Adriana, com aumentou o número de conselhos, a previsão é de que dobre o número de eleitores nas urnas neste ano. Ela detalha quem pode votar.

A Prefeitura de Juiz de Fora informou que o transporte coletivo urbano será gratuito para as eleições, durante o horário de votação neste domingo.

Na semana passada, a Defensoria Pública de Minas Gerais, informou que enviou ofício a todos os municípios mineiros recomendando que isentem as tarifas do transporte público no dia da eleição, como forma de garantir o direito de todo cidadão de assegurar o direito fundamental ao voto.