Eleições 2024: “Tudo ocorreu na maior harmonia”, analisa Juiz Eleitoral de Juiz de Fora

O primeiro turno das eleições para Prefeito e Vereadores em Juiz de Fora ocorreu em harmonia, dentro da expectativa, Esta foi a análise do Juiz Eleitoral Paulo Tristão em entrevista à Rádio Itatiaia.

Os seis concorrentes compareceram às seções: Charlles Evangelista (PL), Ione Barbosa (Avante), Margarida Salomão (PT), Isauro Calais (Republicanos), Victoria Mello (PSTU) e Julio Delgado (MDB).

Dez urnas foram substituídas, a maior parte na parte da manhã. A única ocorrência policial divulgada até o momento foi a prisão de um eleitor que usou o celular para fotografar a urna eletrônica numa seção no Clube dos Bancários. Confira as notícias do domingo de eleição.

A entrega das mídias eleitorais já está em andamento e a apuração já começou.

Ouça a entrevista do Juiz Eleitoral Paulo Tristão ao repórter Joubertt Telles.

Eleições 2024 em Juiz de Fora

Juiz de Fora é o quarto maior colégio eleitoral de Minas Gerais, com 390.203 mil habilitadas a votar neste domingo (6). E é um dos oito no estado com mais de 200 mil habitantes e, portanto, apto a ter segundo turno do pleito, em 27 de outubro.

O município possui quatro zonas eleitorais – 152ª, 153ª, 315ª e 349ª, que possuem 192 locais de votação com 1.257 seções ativas. O processo eleitoral vai mobilizar 5.028 mesários e em torno de 1 mil profissionais de apoio.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seis chapas disputam os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito. O Legislativo é disputado por 376 candidatos, na primeira eleição com 23 vagas. Atualmente, são 19 integrantes e o aumento foi determinado pela Emenda Constitucional 58 de 2009 que colocou 25 legisladores como limite em municípios onde há entre 450 mil e 600 habitantes.